Débora Pamplona nasceu em Fortaleza, Ceará, e atualmente é professora aposentada da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, tendo já lecionado inglês em outras grandes e renomadas escolas da cidade de Fortaleza.
Sua metodologia ora empregada é resultado de sua dedicação ao estudo de inglês que vem desde a descoberta da vocação para o ensino do idioma ainda no primeiro grau. Para tornar possível este sonho, Débora fez curso de inglês, tendo obtido certificado de proficiência das Universidades de Michigan e Cambridge, participou de intercâmbio cultural, tendo residido em Ohio, nos Estados Unidos, graduou-se em Letras pela UFC e especializou-se em Metodologia de Ensino de Inglês na UECE, curso que lhe propiciou o desenvolvimento de algo que buscava: um método de ensino interessante e eficiente.
A partir daí elaborou apostilas que veiculassem as suas idéias e possibilitassem a sua interessante prática pedagógica. Depois disso fez Mestrado na Universidade Estadual do Ceará, onde aprofundou mais ainda os seus conhecimentos. Em 2012 concluiu o Doutorado em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará, durante o qual também fez estágio na Universidade de Cornell nos Estados Unidos.
Seu desejo de revolucionar, mudar, derrubar mitos em relação ao que representa o ensino de inglês como língua estrangeira tem sido incessante. Por isso vem se dedicando à pesquisa, ao desenvolvimento de material didático e recursos que tornem as aulas de inglês mais interessantes e produtivas, com um maior envolvimento do aluno no processo de ensino-aprendizagem, conciliando técnicas pedagógicas e imaginação. Em 1994, Débora desenvolveu a série da Coleção GEO-Studio, apresentando sua metodologia em dois volumes destinados ao preparo de alunos secundaristas que objetivavam uma aprovação no Vestibular.
Em 1996, ao mesmo tempo em que ingressava no Mestrado em Lingüística Aplicada na UECE, surgiu a idéia de ensinar inglês através da Bíblia, usando os princípios metodológicos mencionados anteriormente, só que com um elemento adicional: atender às necessidades específicas de pessoas interessadas no estudo das Escrituras Sagradas. A idéia foi desenvolvida em sua dissertação de mestrado, aprovada com louvor em 1999. A partir daí, surgiu o método The Way to English, com a publicação do primeiro volume em dezembro de 2000. Hoje, o The Way to English tem cruzado fronteiras e seu trabalho pioneiro tem atingido com sucesso de maneira presencial e online os objetivos para os quais foi criado.